terça-feira, 3 de novembro de 2009

Vendo dez lágrimas por um sorriso


Hoje, enquanto lia o livro A Cabana, um pensamento me veio à mente.

Desde quando a arte de fazer rir se tornou tão... desvalorizada??

Não me entendam mal, eu acho a Comédia algo fantástico, mas parece que esta não é a opinião geral ultimamente.

Quero dizer, qual é o último filme de comédia indicado ao Oscar do qual você se lembra? O último livro de comédia a ganhar um Pultizer? Eu não me lembro de nenhum.

E com isso me veio a pergunta... por quê?

Por que os livros de drama, como A Cabana, Cidade do Sol, entre outros, parecem ser tão mais prestigiados do que os de comédia? Não que sejam livros ruins, porque não são, mas quem declarou que são mais ricos do que um que te mata de rir? Por que quando alguém quer parecer cult, intelectual, carrega A Menina que Roubava Livros na mochila, e não um Delírios de Consumo de Becky Bloom? Por que o blogueiro que escreve textos sérios, bonitos e repletos de metáfora parece tão mais bom-escritor do que aquele que diverte seus leitores com seu atrapalhado dia-a-dia?

Acho que hoje acreditamos que fazer rir é muito fácil, enquanto que emocionar é uma tarefa árdua. Uma comédia parece algo frívolo, um passatempo, enquanto que um drama engajado é coisa de gente inteligente. Uma lágrima vale dez risos.

Eu, pessoalmente, discordo. Acho que um livro que me divirta, me faça rir, tem tanto valor quanto qualquer outro. Acho que o filme Se Beber Não Case merece tanto o Oscar quanto Milk. Acho que Luís Fernando Veríssimo merece tanto reconhecimento internacional quanto Paulo Coelho.

Acredito que já vivemos em um mundo suficientemente dramático, e que grande é aquele que consegue enxergar um motivo para rir em meio a tudo isso.

Então viva Meg Cabot, Sophie Kinsella, roteiristas de Friends e muitos mais. Está na hora da comédia ser levada à sério!!

E é isso aí, galere.

Beijocas

5 comentários:

  1. LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO É O CAAARA!

    ResponderExcluir
  2. ^
    |

    só posso concordar... FRIENDS E MEG CABOT RULES!
    mas heim, vc já leu Sorte ou Azar? é muito bom, to criando um personagem cujo nome é Zach também, não é uma extensão do mesmo, é que eu me apaixonei totalmente pelo nome (e pelo personagem também, rs) *-*

    ps.: QUE MILAGRE VOCÊ POR AQUI *_*
    hahaha, tá, parei...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você. Aliás, nos dias de hoje, é preciso ser "muito bom" para poder arrancar boas risadas de quem já anda meio deprê.
    Adoro sentar no cinema e sair de lá com lágrimas nos olhos, de tanto rir...

    ResponderExcluir
  4. "hoje acreditamos que fazer rir é muito fácil, enquanto que emocionar é uma tarefa árdua"

    Acho que temos tantos dramas e poucas comédias, justamente pelo contrário disso. Fazer rir é difícil! É árduo!! E do jeito que as coisas vão é mais difícil ainda!

    Fazer dramas (e dramalhões) é muito mais simples. Por isso esse é o caminho mais comumente escolhido por quem quer ser "escritor". E daí essa avalanche de Meninos de Pijamas Listrados e Colecionadores de Pipas da vida.

    Concordo com você. Precisamos de mais risadas! Urgentemente!

    ResponderExcluir
  5. Falou e disse. Parece que quem faz comédia faz algo menos. Engano. É muito mais difícil fazer algo que descomprometa, que eleve, que nos tire da mente e das sombras.

    ResponderExcluir