terça-feira, 13 de abril de 2010

Os legais e os retardados


Há um tempo atrás fui numa festinha de turma de colegial com uma amiga. Era na casa de um garoto, apenas com as pessoas da turma (e nós, invasoras). A festa em si foi um saco, mas foi ótima para fazer observações.

Estávamos conversando com uma das meninas, simpática até, que descobri que tinha uma irmã gêmea. Curiosa que sou, perguntei onde estava a irmã (adoro ver duas pessoas iguais), o que foi respondido mais ou menos assim: "Ah, ela não veio. Não participa muito dessas coisas da turma, é meio retardada".

Imediatamente pensei: "hm".

Olhei em volta. Em um canto, um casal se pegando ardentemente. Em outro, três meninas bebendo vodka, fumando e conversando sobre o Fulano que pegou a Cicrana na festa de Beltrano. Em outro, um grupo de garotos conversando sobre quem era a mais gostosa da festa e por fim, ao meu lado, um garoto pedia pra ficar com minha amiga - sendo que a namorada dele estava sentada ali, há poucos metros de distância.

Esse pessoal seria facilmente classificado como "os legais", "os descolados". Super cool. Certamente preenchiam todos os quesitos: eram bonitos, bebiam, fumavam, estavam bem vestidos e tinham corpos bem sarados. A suposta "retardada" provavelmente estava no conforto de sua casa, lendo um livro ou vendo um filme enquanto toma um chocolate quente.

Não pude deixar de me perguntar: quem foi o imbecil que fez essa classificação? Quero dizer, por que os retardados são aqueles que preferem um suco a um copo de vodka, preferem assistir ao jornal do que ir a uma balada e preferem escrever textos no computador ao invés de gastar horas na academia?

É um tantinho irônico. Não vi pessoa alguma por lá discutindo sobre o caso Nardoni, tão em destaque no dia. Não vi ninguém comentar sobre a crise da Grécia, sobre a investigação do Arruda. Por outro lado, o assunto Vestibular surgia de hora em hora. Ufa.

Então é isso. Os "legais" são os que não sabem nada sobre o que se passa em sua volta, e, se sabem, se importam tanto quanto uma laranja (poxa, nem está diretamente relacionado à vida deles!!), são os que quase entram em coma alcóolico no fim de cada festa, são os que matam aula pra fumar no barzinho mais próximo.

Exemplificando, para finalizar, pego a tragédia que aconteceu nesta última semana. Enchente, desabamento, mortes, gente desabrigada, arrastões. Enquanto os "retardados" iam ajudar com doações e trabalhos voluntários, eis que vejo um grupo dos super descolados da cidade na praia... surfando.

Certamente estavam querendo aliviar o estresse. A balada do dia anterior deve ter sido cansativa.

3 comentários:

  1. Sara, Parabéns!
    Lindo texto.
    Que bom ter vocês, família linda,como amigos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! de fato há uma deteriorização do pensamento humano em geral, principalmente entre os adolescentes, que têm como modelo a ser seguido personalidades auto-destrutivas e alienadas. Penso eu que isso é fruto de uma ordem econômica baseada em ideologias individualistas e competitivas, no pensar de evolução egocêntrico antes do social, ou talvez seja uma espécie de enfermidade comportamental que aflinge os tempos atuais. :(

    ResponderExcluir
  3. PRIMA ADOREI ESSE TEXTO EU JÁ PASSEI DE LEGAL A RETARDADA E HJ SOU LEGAL MSM SENDO RETARDADA;TENHO OTIMOS AMIGOS POUCOS MAIS COM QUALIDADES...VEJO QUE HJ AS PESSOAS SE TORNAM FUTEIS E VAZIAS POR ESCOLHA PROPRIA,O PIOR DE TD ISSO É QUE TEM PESSOAS QUE SE ESFORÇAM PARA FAZER PARTE DESSES GRUPOS"LEGAIS"
    PREFIRO SER RETARDADA COM CONTEÚDO,DO QUE SER LEGAL E BURRA...RS
    VC FALA DE MIM E DO QUE EU ESCREVO MAIS VC É UM GÊNIO SÓ PODIA SER DA MSM FAMILIA RS...
    BJITOS

    ResponderExcluir